MIX DE CARVÃO ATIVADO


A partir da década de 70, a utilização do Carvão Ativado, tomou um grande impulso devido à forte pressão das autoridades sanitárias com a qualidade da água final distribuída à população, aliado à fixação de padrões de potabilidade cada vez mais restritivos uma vez que, para algumas classes de compostos regulados, a simples adoção do tratamento do tipo convencional demonstrou não ser capaz de removê-los de forma eficiente.

O QUE É CARVÃO ATIVADO?

Os carvões ativados são materiais de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de adsorção e coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, substâncias indesejáveis apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases. O Carvão Ativado é um produto quimicamente inerte usado para remoção de impurezas a serem tratadas, suas formas de uso comum são pulverizados, granulados ou peletizados. Os carvões ativados podem ser produzidos a partir de qualquer material carbonáceo, sendo atualmente utilizados resíduos de madeiras para os carvões pulverizados e peletizados e a casca de coco para os carvões granulados.

COMO ELE ATUA?

O mecanismo de remoção das impurezas consiste na sua adsorção física pelo Carvão, ou seja, as moléculas das impurezas são atraídas pela porosidade existente no Carvão Ativado e lá retidas por forças físicas. Assim, após o tratamento os produtos encontram-se purificados e isentos das referidas impurezas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog